Curiosidade

 

        Durante a realização da pesquisa bibliográfica para a realização deste trabalho deparámo-nos com um artigo muito interessante e decidimos abordá-lo a título de curiosidade.

 

Os doentes de Parkinson têm problemas em dizer mentiras?[1]

 

    Os doentes de Parkinson parecem relativamente honestos quando comparados com indivíduos saudáveis no sentido de eu tendem a não dizer mentiras devido a um défice cognitivo que resulta de alterações patológicas de certas regiões do cérebro.

    Estudos realizados anteriormente permitem colocar a seguinte hipótese:

 

   ·Os doentes de Parkinson têm dificuldades em dar respostas enganosas devido a uma disfunção no córtex cerebral pré-frontal.

 

     Para testar esta hipótese, 32 paciente e 20 indivíduos saudáveis (grupo controlo sem história de doença psicológica e neurológica) foram submetidos a um teste cognitivo que mede a habilidade de fazer um raciocínio duvidoso e a um exame PET com o biomarcador 18F-FDG. Este biomarcador detecta zonas de hipometabolismo de glucose, revelando disfunções cerebrais regionais com dano cognitivo.

 

Resultados[1]

 

 

 Fig 1: (A)   Regiões do cérebro que demonstram hipometabolismo em doentes de Parkinson relativamente a indivíduos saudáveis; (B) Áreas do cérebro que se demonstram funcionais aquando um raciocínio enganoso e que demonstram simultaneamentes hipometabolismo de glucose em doentes de Parkinson.

 

 

                   Fig 2: Gráficos de correlação entre os níveis de raciocínio enganoso e os níveis de captação de FDG.

                      r = - 0.719 ; P<0,001                       r = - 0.709 ; P<0,001 

 

 Coeficiente de Correlaçao de Pearson (r) 

Nivel minimo de significância (P)

 

Pelos resultados podemos inferir que as variáveis têm um relação inversa.

 

Conclusões[1]

 

    Os resultados obtidos por PET permitiram correlacionar a incapacidade de raciocínio duvidoso com o hipometabolismo no córtex pré-frontal. Quanto maior for a captação de 18F-FDG (revelando zonas de baixo metabolismo de glucose), menor o nível de capacidade para realizar um raciocínio duvidoso – relação inversa entre as duas variáveis .

 

    A honestidade dos doentes de Parkinson resulta da disfunção cerebral causada pela própria doença.

    Este estudo também revelou que o córtex pré-frontal direito e esquerdo têm um papel importante na mentira.

 

Referência Bibliográfica

1. Abe N, Fujii T, Hirayama K, Takeda A, Hosokai Y, Ishioka T, Nishio Y, Suzuki K, Itoyama Y, Takahashi S, Fukuda H, Mori E; Do parkinsonian patients have trouble telling lies? The neurobiological basis of deceptive behaviour. Brain. 2009 May;132(Pt 5):1386-95. Epub 2009 Mar 31.